quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Antes e Depois - Mechas Inversas!!


Sinopse do Cabelo
O cabelo natural da cliente é preto, e estava bem saudável, apesar de totalmente descolorido. Para manter um cabelo tão escuro bem claro requer muita manutenção e retoques constantes, e a cliente queria um descanso de tanto trabalho e gastos, então indiquei o procedimento das mechas inversas (também chamadas invertidas).

Transformação:
A melhor maneira de fazer mechas inversas na minha opinião é no papel, embora seja uma técnica mais demorada e trabalhosa, o resultado é mais bonito e proporciona a escolha exata do local e da quantidade de mechas que se quer escurecer. Nesse caso usei 1 tubo e meio de tonalizante castanho escuro (3.0)  e misturei com metade de um tudo de tinta 3.0, usando com oxigenada 10 volumes na proporção 1:1,5. Isso ajuda a cor fixar melhor em casos de cabelos naturalmente muito grossos que estejam descoloridos, evita o desbotamento (só misturei tinta porque o cabelo em questão estava bem saudável, para cabelos danificados recomendo apenas o tonalizante). Não usei preto porque ficaria ainda mais escuro, e no caso o castanho escuro já daria um bom resultado para melhorar o contraste da raiz com a parte já clara. O cabelo é feito por partes, pois o processo de selecionar as mechas demora, então se o cabelo for feito todo de uma vez, quando chegarmos na última parte, a primeira que passamos já terá passado da hora de enxaguar (20 minutos é o tempo de ação). Faz-se a parte de trás (imagem), marca-se o tempo e enxágua, depois a lateral da cabeça, deixa o tempo de ação, enxágua-se. Por último a outra lateral e repete o mesmo procedimento, dessa forma a cor das mechas será a mesma por todo o cabelo e a mistura não ficará agindo mais do que o tempo necessário nos fios. Para o procedimento de mechas inversas, a raiz natural da cliente tem que estar no mínimo com um dedo e meio de crescimento, para facilitar o procedimento e evitar manchas na hora de passar próximo a raiz.
Na imagem acima, o cabelo molhado e lavado depois do procedimento. Na hora do enxágue, o cabelo deve ser beeeem lavado cada vez que se retira a tinta, para evitar que o cabelo seja tonalizado  e escureça as partes claras. Mesmo com todo o cuidado, sempre há uma leve tonalizada na parte clara, o que dá um tom acinzentado ao loiro, como podem ver no resultado final. Com as lavagens a parte clara e a parte escura tendem a desbotar, mas apenas levemente. Finalizamos com uma progressiva.

Resultado Final:
Propositalmente deixei a franja com poucas mechas escuras, assim a fronte ainda continua bem clara e iluminada. Ela continua loira, só que agora mais natural e discreta.

Manutenção:
Para manter o cabelo assim, o retoque de raiz crescida deverá ser feito apenas nas partes com mechas claras, a cada 3 meses mais ou menos. Algo importante de lembrar é que mesmo após esse procedimento de escurer algumas mechas, a natureza do cabelo ainda continua descolorida, e enquanto o cabelo não cresce e vai ficando virgem na parte escura, os cuidados devem continuar como de um cabelo todo descolorido. Hidratações e reconstruções com bons produtos, e progressiva.

3 comentários:

  1. como vc fez eu nao entendi o papel aluminio é apenas pra separar????

    vc passou a tintura só nesses fios loiro q esta no papel (tipo o local que esta o papel na parte de cima vc nao passou a tinta???

    ResponderExcluir